(11) 3112-0939 Chamar no Whatsapp
Como reduzir custos com frete para e-commerces

Como reduzir custos com frete para e-commerces

Não restam dúvidas de que a popularização da internet nas últimas décadas impulsionou eficientemente a quantidade de vendas e os lucros em todos os segmentos do mercado. Tendo como exemplo, o Brasil liderou por anos consecutivos as vendas online entre os países da América Latina – atualmente pesquisas apontam o México na condução desse ranking.

Entretanto, ao avaliar os hábitos dos compradores para buscar as razões que motivam o déficit de conversões de intenções em aquisições, identificou-se que o maior desmotivador da finalização de compras online é o alto valor de frete.

Segundo relatório divulgado pela Cuponomia em 2017, 90% dos clientes já deixaram de concluir uma compra virtual em razão do custo do frete. Outra pesquisa, realizada pela empresa Manhattan Associates no mesmo período, revelou uma proporção de três desistências a cada quatro potenciais fechamentos de venda.

Isso significa que ter um e-commerce funcional, com um bom layout, recheado dos melhores produtos não é garantia de lucratividade. Pelo contrário; a variedade de concorrentes gera maior instabilidade para as empresas, fazendo com que elas necessitem apresentar novos atrativos aos consumidores.

Reduzir o valor do frete não é mais diferencial, virou necessidade!

Considerando os baixos custos de exposição dos produtos e formalização de transições pelos e-commerces, há diversas maneiras das empresas e vendedores autônomos equilibrarem os valores dos seus produtos, tornando sua oferta mais atraente. Seja através de promoções, cupons de descontos, facilidade no parcelamento ou outras ações. 

No entanto, os levantamentos mencionados destacaram alguns detalhes que são muito importantes e devem ser considerados pelos representantes comerciais:

  • Com relação às médias de valores das compras interrompidas, as altas cobranças de frete foram responsáveis pela perda de aproximadamente 11,8 bilhões de reais em vendas (dados referentes à época da pesquisa);
  • Os principais centros de distribuição de mercadorias estão localizados na região Sudeste do Brasil;
  • Essa limitação logística encarece os fretes para as regiões Norte e Nordeste do país;
  • Por essa razão, cerca de 35% de nordestinos nunca realizam compras online – ou seja, uma relevante parcela de potenciais consumidores;
  • Enquanto isso, 60% dos entrevistados da região Nordeste deixaram claro que têm maior propensão a adquirir produtos com frete gratuito;
  • Além dos elevados valores de frete, o tempo de demora para as entregas também é um fator que contribui para a interrupção de compras online.

Já ouviu falar em Frete Colaborativo?

Certamente, empresas, lojas e vendedores não querem mais perder dinheiro e nem possibilidades de vendas por causa das altas taxas de transporte. Por isso, o frete colaborativo têm ganhado maior atenção no meio comercial.

A ZapFrete é uma empresa que oferece essa modalidade, trazendo otimização de tempo e custos ao mercado, facilidade de contratação do serviço, baixos custos, rapidez na entrega, credibilidade e suporte nos processos de armazenagem, carga e descarga de mercadorias.

Comprometida em oferecer um completo serviço de simplificação logística, a empresa conta com uma plataforma online de fácil navegação e com a proposta de gerar uma cadeia de benefícios: para empresas/vendedores remetentes, entregadores/transportadores e destinatários.

Na contratação de entregas pela ZapFrete os embarcadores, têm total tranquilidade quanto à segurança de envio, armazenagem e manuseio de seus produtos. Os motoristas parceiros têm a oportunidade de fazer uma renda extra cobrando um valor reduzido se comparado ao que outras empresas de transporte cobram, e os destinatários podem acompanhar todo o trajeto da sua entrega, com garantia de rapidez e por um custo de frete muito mais justo e acessível.

O Frete colaborativo da ZapFrete já ajudou diversas empresas a reduzir o custo nas suas entregas e distribuições: Votorantim, Hikari, CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), LP Embalagens, Santa Mônica Café Gourmet, Embralumi Iluminação, dentre outras.

Para conhecer mais sobre as vantagens da ZapFrete para e-commerces, acesse: https://terceirizarlogistica.zapfrete.com/terceirizar-logistica-ecommerce/

Deixe uma resposta

Fechar Menu